Saiba como adequar a maneira de vestir ao ambiente das empresas de tecnologia e fique por dentro de dicas para evitar que a roupa seja um problema no seu dia-a-dia profissional
Por Marcela Britto
Parece até música de Noel Rosa, mas escolher a roupa correta para o ambiente certo é um desafio para muita gente. Se o ambiente é o trabalho e a empresa é de Tecnologia da Informação, a dúvida fica ainda maior, devido à fama de descontração das companhias de TI. Mas a informalidade da área de tecnologia significa que um tênis é bem-vindo? Ou será que aparecer todo engravatado pega bem para empresas que buscam profissionais jovens e arrojados?
Tão intrigado quanto você, o TI Master foi buscar respostas para essas dúvidas e dicas para que o quesito "roupa" não seja um problema no seu dia-a-dia de trabalho. Descobrimos, por exemplo, que a forma ideal de se vestir depende muito da cultura da empresa e do quanto o profissional de TI está envolvido na área de Negócios da companhia.
- Se você trabalha numa empresa tradicional como a IBM, onde todo mundo usa terno e gravata, não pega bem aparecer de camisa. Mas se você está em uma pontocom, pode ir vestido de forma mais informal. Se o profissional atua na área comercial e visita clientes, precisa zelar pela boa imagem, independente da empresa – opina o consultor e presidente da Solon Recursos Humanos, André Solon.
A consultora da Foco RH, Alma Flora Lima, concorda que o ideal é que o profissional se vista de acordo com a "cara" da empresa.
- A dica é acompanhar o estilo da empresa em que se trabalha. Em certas companhias, e posso citar a IBM como exemplo, já é meio que uma norma que os profissionais se vistam de maneira mais formal, com terno e gravata. Para mulher, não necessariamente tailleur, mas também não pode usar minissaia, decotes, tênis – orienta Alma Flora.
Com a palavra, a Big Blue
O gerente de Incentivos de Marketing e Relações de Pessoal da IBM, Carlos José de Azevedo, admite que a empresa é um tanto rigorosa em relação à maneira de vestir de seus funcionários. Mas, segundo ele, a combinação terno e gravata não é uma exigência da companhia.
- Aqui cada um usa terno de acordo com a sua necessidade e bom senso. Se o profissional tem contato com clientes ou fornecedores, o bom senso manda que use terno. Dentro da empresa, o que pedimos é que os funcionários usem roupas com uma certa sobriedade. Vestimentas normais, mas nada de tênis, decotes e roupas surradas – explica Azevedo.
Pingüim engravatado?
Na Conectiva, distribuidora e desenvolvedora de soluções Linux, os profissionais de TI com atuação externa também têm que seguir "regras de vestuário". De acordo com a gerente de RH da empresa, Vera Lúcia de Britto, profissionais que têm contato com o público devem se vestir de maneira mais formal.
- Existe um certo zelo pela formalidade no vestir para esses profissionais, mas não chega a ser exigido terno e gravata, porque essa não é a política da empresa – conta.
Já os profissionais de desenvolvimento de sistemas, que não têm contato com o público, podem se vestir de maneira absolutamente informal e Vera garante que essa informalidade não fica só na roupa.
- Eles também têm uma liberdade maior no comportamento e na postura. Podem ter cabelos compridos, por exemplo, o que é impensável para profissionais que visitam clientes – ressalta a gerente de RH.
Nenhum comentário:
Postar um comentário