Onde estão os Protestantes?

Os “evangélicos” estão perdendo a referência do que é pecado!

Tudo é relativo, forma de interpretação ou experiências pessoais. A palavra do Senhor é menos importante que a necessidade humana.


2º Timóteo 4:3 e 4

Porque virá tempos em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando-se as fabulas.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Tudo que você precisa saber sobre o dólar, a poderosa moeda americana

Por Reny Barroso com informações da Folha Online - Da redação: www.administradores.com.br

Ele é a moeda mais importante da economia mundial. Seus altos e baixos fazem qualquer investidor perder os cabelos. O dólar é, sem dúvida, a principal preocupação no mercado financeiro. Ainda mais agora, quando a economia mais forte do mundo está passando por uma de suas piores crises.
Para entender essa tensão americana, é preciso saber medir a importância da moeda dos EUA na economia globalizada. Tudo que você precisa saber sobre a soberana moeda americana está no livro Folha Explica o Dólar, editado pela Publifolha e escrito por João Sayad, professor titular na Faculdade de Economia e Administração da USP e ex-secretário de Finanças da prefeitura de São Paulo.
A publicação explica o papel da moeda na economia e conta a história do dólar norte-americano desde as conferências de Bretton Woods, quando se passou a adotar a moeda como padrão internacional no lugar do ouro.
Na segunda metade do século XIX, o dólar norte-americano parecia ser a nota que menos tinha possibilidade de substituir a libra esterlina, à época a moeda mais cotada nos mercados. A preponderância do dólar só se impôs no século XX, depois de uma história longa e inverossímil que deu lugar, finalmente, à criação de um organismo bancário central, a Reserva Federal, e converteu o dólar em uma moeda nacional garantida pelo governo.
O texto esclarece toda a trajetória do dólar até chegar à crise de 1973, quando os EUA anunciaram a desvalorização da moeda e esse sistema ruiu. "Ao longo do livro, tentaremos responder a questões que envolvem a troca comercial dessa moeda, de como os exportadores esperam receber o pagamento de suas exportações, como os importadores brasileiros pagam aos fornecedores de outros países do mundo e como as empresas estrangeiras que operam no Brasil remetem lucros para seus países de origem", explica a Publifolha.
Além de elucidar a evolução da moeda, o livro responde a perguntas de como o dólar conseguiu se impor frente a outras moedas também forte, como o Euro e esclarece termos como "dolarização", alternativa amplamente discutida na América Latina, em especial Brasil e Argentina, em que todo o sistema monetário estaria ancorado na moeda americana.
Não restam dúvidas quanto a potencia do dólar. Investimentos, compras, ações, tudo está envolvido com a cotação dessa moeda nos mercados. Na atual conjectura econômica, entender o humor e o comportamento dessa moeda pode ser decisivo para não falir nem ter surpresas desagradáveis com o vai e vem das bolsas mundo afora.

Nenhum comentário: