No último domingo (01/10/06), foi comemorado o Dia do Vendedor. Esta profissão mudou muito nos últimos dez anos. Depois da Era da Informatização e dos "marketeiros", o vendedor voltou a ser valorizado, e a maneira como ele deve agir ficou ainda mais complexa...
Para o escritor, palestrante e especialista em Vendas, Luis Paulo Luppaexiste uma analogia simples para descrever qual é o papel do vendedor dentro de uma empresa. "Imagine que a organização, a empresa, é um time de futebol. Então, você tem a defesa, o meio de campo e o ataque. O vendedor é o Romário! O vendedor é aquele que está na área, está sempre esperando a bola chegar. E se a bola 'pintar' na área, ele vai fazer gol! Ele é o 'cara' que faz o gol; ele não é o 'cara' que vem buscar a bola. E a empresa - o que é uma empresa orientada por resultado? - é todo o time, jogando em função do artilheiro", explica.
Persistência, persuasão e simpatia são apenas algumas das qualidades que este profissional deve ter. Vender deixou de ser uma arte para assumir a postura de uma missão: a missão de não somente trocar um produto de lugar, mas de gerar possibilidades de mercado.
Qual seria a melhor definição para um vendedor nos dias de hoje?
"Um profissional que desenvolve soluções criativas para resolver o problema dos clientes. Esta é a melhor definição para um vendedor hoje em dia", conclui Luppa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário