Onde estão os Protestantes?

Os “evangélicos” estão perdendo a referência do que é pecado!

Tudo é relativo, forma de interpretação ou experiências pessoais. A palavra do Senhor é menos importante que a necessidade humana.


2º Timóteo 4:3 e 4

Porque virá tempos em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando-se as fabulas.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Jovens empreendedores

Por Luiz Fernando Garcia

Há muito tempo o empreendedorismo e o interesse sobre empreendedores deixou
de ser moda e passou a ser essencial a uma nação e suas economias regionais.
Hoje, a personalidade empreendedora - um jeito de ser - que corresponde a
3,5 a 5% da população mundial, e a conduta empreendedora - pessoas que são
orientadas para resultados com traços de iniciativa, risco e visão -
representam nada menos que 81% dos negócios geradores de empregos e do PIB
de um país através da PEME (Pequenas e Médias Empresas).
Em 2000, o Ministério da Educação e Cultura encomendou um estudo sobre o
tema, onde foram mapeadas mais de 370 teses e selecionadas 72 das mais
importantes nesse assunto.
O que mais chamou a atenção era que 70% dos pensadores usavam o termo "Self
Mademan" (aquele que se faz por si só), isso significa sem ajuda de ninguém,
inclusive sem ajuda financeira.
Porém até 20 anos atrás, era mais comum o aparecimento de jovens "Self
Mademan". Atualmente o perfil de jovens empreendedores mudou muito. Através
do estudo sobre o tema, identifiquei similaridades e diferenças destes novos
jovens que resolvem empreender:
Impulsividade e Ousadia:
A impulsividade ainda se mantém através das características de iniciativa e
tomada de riscos.
Visão:
A visão do jovem empreendedor de hoje é mais idealizada do que no passado. O
excesso de informação, inovação e da existência de produtos reinventados e
desenvolvidos pelo fortalecimento do capitalismo, causam uma sensação da
predominância da grande idéia, que não pode sobrepor a força de trabalho.
Autonomia e Dependência:
O jovem empreendedor de hoje, diferentemente do passado, começa novos
negócios com a tutoria da família, geralmente do pai que subsidia direta ou
indiretamente a sobrevivência dos negócios no seu início até 3 anos de
existência.
Força de Trabalho:
No passado o trabalho era essencial e continua sendo, porém, a busca pelo
negócio na atualidade, tem uma relação direta mais forte com o status a
partir da classe média.
É importante ressaltar que é comum trabalhar de 12 a 15 horas em um negócio,
até no mínimo 3 anos, porém o jovem de hoje parece não entender a
importância da dedicação quase total em um negócio inicial.
Qualificação e Estudo:
Sem dúvida o estudo e a qualificação do jovem empreendedor é infinitamente
superior que há três décadas atrás, onde grande parte dos donos de negócio
não possuíam o ensino médio completo. Hoje a grande maioria possui o ensino
superior.
Apoio e Auxílio Técnico:
O jovem hoje possui muitas formas de se qualificar através de institutos,
treinamentos e entidades voltadas para os pequenos negócios. No passado, a
preparação era predominantemente empírica.
Flexibilidade:
Hoje o jovem demora mais para aprender a flexibilizar seus negócios que no
passado, devido à segmentação de negócio.
7 dicas para o jovem empreendedor:
Faça uma busca de informações em três negócios no mínimo, com experiência de 5 anos, diretamente com o empreendedor do negócio. Ao contrário do que se
imagina uma personalidade empreendedora sempre diz a grande maioria do que
precisamos saber;
Esteja disposto a abandonar a vaidade em prol do trabalho;
Priorize mais a ajuda da família do que a dos Bancos;
Coloque tudo no papel, montando um plano de negócio ou não, porém calcule
números e, trabalhe com 3 cenários: pessimista, mediano e otimista. Esteja
disposto a contar apenas com o pessimista e foque seu capital de giro;
Cuidado com a idealização. Reduza custos, esteja disposto a multi-funções e
lembre-se: Uma empresa é bombeada pelo seu coração (vendas), e não pela
beleza ou pela fantástica idéia;
Abra negócios a partir de necessidades. A oportunidade não pode estar apenas
na nossa mente, mas no mercado;
Atenção para os incentivos de pessoas próximas, elas podem não fazer parte
do seu mercado, mas gostam muito de você. Divida com a família a sua
dedicação para o seu novo empreendimento.
Luiz Fernando Garcia – é consultor especialista em manejo comportamental,
empreendedorismo e negócios. É metodologista, empresário e palestrante.
Desenvolveu mais de 50 metodologias de foco comportamental, acumulando cerca
de 17 mil horas de aplicação nessa modalidade. Uma delas destinada à
formação e capacitação de empresários e profissionais que trabalham com
negócios, conhecida como GD – Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios.

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